Vocês sabem para que servem os antibióticos?


Todo mundo conhece as famosas “viroses”, aquela coisa inconveniente que faz a gente vomitar , ficar com febre, dor de cabeça e aquele “piriri” agudo que não passa, e o remédio pra isso é bem famoso , “queridinho” dos médicos, os chamados antibióticos.
Agora você sabe por que toda vez que ficamos com “virose” temos que tomar antibióticos? Você sabe o que eles fazem ?
Se não sabe , agora vai saber. Primeiro , você deve entender que as chamadas viroses nem sempre são causadas por vírus, mas por bactérias.Os antibióticos impedem o crescimento ou a formação da parede bacteriana, para entender melhor pense que é a “casinha” das bactérias ; então, quando tomamos o antibiótico , ele destrói essa “casinha” e impede que a bactéria sobreviva .
É importante que seja diagnosticado o tipo de bactéria ,pois existem dois tipos : as gram positivas e as gram negativas.Cada uma dessa bactérias tem característica específicas e apresentam resistência diferente. As bactérias Gram positiva são sensíveis a penicilina , que é um tipo de antibiótico , já as gram negativas não.
Geralmente os antibióticos são feitos para conseguir impedir a formação da parede bacteriana dos dois tipos de bactérias : gram positivas ou gram negativas .
Então , é bom ouvir e consultar um médico antes de sair qualquer coisa na farmácia .
Como diria minha professora Andrea “difícil,galerinha ?”

Gabriela Maretti – 1°E.M Colégio Don Quixote

5 pensamentos sobre “Vocês sabem para que servem os antibióticos?

  1. Olá Colégio don Quixote eu sou a Vitória e eu entrei nesse colégio neste MÊS e eu estou muito feliz em estar aqui neste colégio que eu amo muito bem no fundo do meu coração e da minha paixão!
    thauzinho beijos no coração de vcs!

    Vc sabe o que é amar uma pessoa?

Deixe uma resposta

