Faça um e … leve dois.


(Formação de gêmeos)

 

Os tão falados gêmeos, conhecidos mundo a fora por causa de sua aparência idênticas, podem não ser tão idênticos assim. E como isso?

É simples, existem dois tipos de gêmeos, os univitelinos (ou monozigótico-idênticos) e os bivitelinos (ou dizigóticos-fraternos).

Os gêmeos univitelinos ou idênticos são seres formados a partir de uma mesma célula ovo (Zigoto). Um único espermatozoide fecunda um único ovócito formando uma célula ovo, essa célula se divide em dois, formando-se então dois seres com características genéticas idênticas.

Esses gêmeos dividem a mesma placenta, dividem o saco amniótico, possuem o mesmo fator sanguíneo, sempre possuem o mesmo sexo, enfim: têm as mesmas características.

Mas apesar de serem caracterizados como clones naturais eles não possuem a mesma impressão digital. Interessante não? Isso ocorre, pois não são somente as características genéticas que influenciam na formação do ser vivo, o ambiente também, e desde o útero se pode observar isso, pois essa diferenciação na digital se dá ao fato de que os gêmeos têm contatos com partes diferentes dentro do útero materno, diferenciando-os mesmo que só por pouco.

Já os gêmeos bivitelinos ou fraternos, são seres formados a partir de dois óvulos fecundados, nesse caso são produzidos dois ovócitos, e os dois são fecundados Por espermatozoides distintos, formando-se assim dois embriões, que são chamados de gêmeos pelo fato de serem gerados por uma mesma gravidez. Apesar de receberem essa classificação, a formação desses gêmeos no útero acontece de forma independente, cada um possui a sua placenta, seu próprio saco amniótico.

Portanto esses gêmeos podem apresentar características semelhantes ou não, podem ser de sexos diferentes, podem apresentar fator sanguíneo distinto e características diferentes.

Esses gêmeos não passam de irmãos comuns que por coincidência, foram formados a partir de uma mesma gestação.

(Carolina Maltese)- 2o ano do Ensino Médio

 

Um pensamento sobre “Faça um e … leve dois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s